Livro

Os 13 Porquês – Jay Asher

Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Páginas: De história – 244. Conteúdo Extra: 11 páginas
Título Original: 13 Reasons Why

Hannah Baker comete suicídio, mas, não feliz em acabar com sua própria vida, ela quer levar as pessoas que a fizeram tomar esse ato vão para o fundo do poço. Ela, então, faz gravações em fitas cassete que devem rodar entre 13 pessoas, as treze razões por ela ter se suicidado. Caso isso não aconteça, um segundo jogo de fitas será revelado e todos os segredos serão expostos. Clay Jensen pensava não ter nada a ver com o suicídio de Hannah, até ele receber a mórbida encomenda.

“Os Treze Porquês” foi um livro que chamou muito minha atenção. Primeiro, na época que fiquei sabendo dele, estava sendo cogitado a adaptação para cinema, porém, isso nunca saiu. Jay Asher chegou a divulgar que ele seria, sim, feito, mas já se passaram 2 anos e nada ainda. Segundo, porque adoro esse temas. Estranho, huh? Mas sério, amo esse tema de depressão, suicídio e tudo mais. Achei ele em “promoção”, acho que paguei R$21,90 há 1 ano e meio atrás e acho que compensa: É um dos livros mais bem editados que existe.

Muitos leram esse livro e falaram: “poxa, que motivos mais ridículos que ela inventou”. Pois é, se você olhá-los isoladamente, você realmente vai pensar que ela se matou  “a toa”. Se nós pensarmos como ela, e fomos seguindo a lógica dela, vemos que aquilo é um efeito bola de neve e, admito, eu não suportaria sem entrar em parafusos. Jay Asher escreveu uma obra prima sobre adolescentes suicidas e que pode, e deve, ajudar muito os adultos a reconhecerem os primeiros sinais.

Eu li esse livro faz um tempo. É um livro curtinho, mas que eu demorei. Simplesmente porquê é um tema, apesar de ser do meu agrado, pesado. Não é algo que você pega pra ler e sai feliz. Não, você sai triste, muito triste, pensando em tudo o que ela passou para chegar ao ponto de cometer suicídio.

Somos apresentados a vários personagens e todos eles, se são citados, tem alguma coisa a ver com o suicídio dela. Apesar disso, você se simpatiza por Clay Jensen. Ele gostava da Hannah e, com certeza, é um dos que mais sofreu com tudo isso. A narrativa fica ainda mais real porque, na parte de dentro da capa, temos um mapa da cidade. Conforme Hannah vai citando os lugares nas fitas, podemos acompanhar o trajeto de Clay pela cidade pelo mapa que temos em nossas mãos.

Eu amo esse livro e vira e meche estou relendo. Queria tanto que esse livro chegasse nos cinemas e se tornasse um sucesso de vendas aqui no Brasil, porque potencial para isso, ele tem. Não sei se foram fãs ou foi o Jay Asher, mas há gravações dessas fitas, está em inglês, mas…

Essa é a fita nº1, onde ela conta as regras que as pessoas devem seguir.

1 – Se você recebeu as fitas, você está nelas.

2- Ouça, veja quem é a próxima pessoa, coloque as fitas de volta na caixa e envie.

3 – Se você não repassar as fitas, uma pessoa tem as cópias das fitas e essa pessoa irá revelar essas cópias.

Enfim, esse livro é um dos meus favoritos e merece nota 5.

5star

2 comentários em “Os 13 Porquês – Jay Asher

Deixe um comentário

