Livro

A Culpa é das Estrelas – John Green

Autor: John Green
Editora: Intrinseca
Título Original: The Fault in Our Stars

Hazel é uma paciente terminal. Câncer na tireoide com metastase nos pulmões. Sua mãe acha que ela está depressiva (efeito colateral do câncer) e a manda para o um Grupo de Apoio para Crianças e Adolescente com câncer. Lá, ela encontra Augustus Waters, um cara charmoso, lindo, inteligente e cheio das metáforas. Quando ela vê, já está envolvida demais com Augustus para voltar atras. Os dois se juntam para enfrentar o câncer e preencher o infinito na vida de cada um.

Primeiro de tudo: se você tem coração fraco, se afaste. Corre pra bem longe. Minha vida acabou depois desse livro. Esse livro traz coisas que doem, cada coisa que Hazel diz, são novas facas enfiadas no seu coração. Segundo: se você se apaixona fácil por casais, continue correndo. Nunca ponha as mãos nesse livros, VOCÊ ME ENTENDEU?

John Green fez esse livro justamente para destruir vidas. Em menos de 1 semana, já li DUAS VEZES – teria lido mais se não tivesse saído A Elite e eu não estivesse tão ansiosa pra ler como estava. DUAS FUCKING VEZES de tão bom que esse livro é. Vou contar um pouco da minha saga com ele. Quinta feira, fui no shopping comprar um tênis, ok. Entrei na livraria depois, peguei o livro, sentei-me na poltrona e comecei a ler. Ai, quase no meio do livro, tem uma hora que ela fala que ela é uma “granada” (leiam pra entender HEHEHEHE). Larguei o livro, levantei e fiquei andando em círculos, chorando.

Um funcionário chegou: “A senhorita ta bem? Quer um copo d’água?” Não, senhor, não to bem. Porque a Hazel é UMA GRANADA! UMA GRANADA! Não disse isso lógico. Voltei a ler e tive que trazer ele pra casa, TIVE! Como cheguei tarde, deixei pra ler entre a mudança de professores e no busão. A pior ideia da minha vida. Durante a parte mais triste, eu estava no ônibus. Olhei pra janela e chorei. Chorei.

Hazel é irônica, mal humorada, depressiva e, ao mesmo tempo, cativante, fofa, filosofa. Eu nunca me identifiquei tanto com uma personagem quanto ela. Sério. Ela sou eu. Minha versão com câncer, mas a mesmíssima personalidade. Augustus tem os mesmos defeitos que Hazel, mas ele é diferente. Ele quer viver, ele tem aquela energia, tem cheiro de vida. Ele é ainda mais cativante que Hazel.

Os pais deles deram um toque a mais na história. ADULTOS EXISTEM NESSE LIVRO, PODEM ACREDITAR? E a presença deles é constante, a mãe de Hazel sempre ali para ajudar, os pais de Augustus, fofos com suas frases motivacionais, o pai de Hazel e sua capacidade de chorar. São pessoas adultas que fazem muita diferença nesse livro.

Se A Culpa É das Estrelas tem algum defeito, eu ainda não achei.

 

Um comentário em “A Culpa é das Estrelas – John Green

Deixe um comentário

