Uncategorized

O dia que fãs de Harry Potter enlouqueceram

Eu estava tendo uma tarde maravilhosa. Fui num casamento, explodi de comer, consegui o buquê da noiva (agora espero o meu namorado que um dia há de vir), cheguei em casa, passei uma noite agradável com minha mãe e umas amigas delas. Então, decido entrar na internet depois e a primeira coisa que me deparo é:

JK ROWLING SE ARREPENDE DE TER TERMINADO HERMIONE COM RON

Ok, pra quem leu o blog num tempo atrás e leu sobre o “I’ll go down with this ship” sabe que eu amo Harry e Hermione. Posso falar a primeira coisa que me veio a mente nessa hora?

I did my waiting, 12 years, in Azkaban. (Eu já esperei, 12 anos, em Azakaban – Harry Potter e o Prisioneio de Azkaban).

A segunda coisa que passou na minha mente?

Eu sei, Ronmione shippers, me perdoem, de verdade. Mas eu não consegui aguentar. De verdade. Não vou ficar jogando na cara de vocês falando: eu já sabia, mas o fato é que: eu já sabia. Como eu disse no “I’ll go down with this ship #2”, os livros e os filmes estão recheados de momentos Harmony. O que eu entendo com essa declaração de JK é que no começo ela pensou em colocar Harry e Hermione juntos, porque você vê permeando pelos quatro primeiros livros um leve “triângulo” amoroso, parece que Harry vai ficar com a Hermione, ai parece que não, ai parece que Hermione vai ficar com Ron, e dai parece que não. Enfim, ela deixou as opções abertas para que ela pudesse decidir com qual ela gostaria que Hermione ficasse.

Então veio o quinto livro, e ele é o livro que eu menos lembro, porque foi o que eu menos gostei, mas do que eu me lembro dele, sei que Gina começa a ter um papel importante na história e como par amoroso com Harry. Não conto Câmera Secreta como isso porque acredito que a relação que JK estava tentando mostrar entre Gina e Harry é: Gina é a irmã mais nova do meu melhor amigo e sinto que devo protegê-la. Ok? OK, então vamos seguir com a vida. Retomando, acho que no “Ordem da Fênix”, é onde a gente começa a perceber qual caminho vai ser tomado quanto ao destino amoroso de todos. Mas, ainda assim, não deixa definido, deixando aquele leque que eu citei antes ainda aberto – mais restringido, mas aberto.

É somente no sexto livro que vemos que, na verdade, Hermione e Ron ficariam juntos. E é verdade, não me venham com essa de “DESDE O PRIMEIRO LIVRO ESTAVA DEFINIDO ISSO”, porque não estava. Afinal, Harry Potter é, para início de conversa, uma saga que trata muito mais do que só relacionamentos amorosos.  O leque se fecha no sexto e a relação do Harry com a Hermione passa a ser a tão falada “relação de irmãos”.

Esclarecido o que acho dos livros, vou passar para os filmes, porque são peças importantes desse mundo todo,  gostem ou não. JK não deu spoilers para nenhum diretor, para ninguém, aliás. O único que sabia alguma coisa sobre seu personagem no futuro era o Alan Rickman, que precisava da informação preciosa que ele estava protegendo Harry por motivos de spoilers. (Não vou falar, vai que vocês não leram/assistiram, né?). Ou seja, o filme retrata a visão do diretor sobre o livro. Ele leu o livro e tirou tal conclusão. O que vemos nos três primeiros filmes é: a mesma indecisão que está retratada nos livros, está retratada nos filmes. No terceiro, ao mesmo tempo que temos cenas ótimas Harry e Hermione, temos algumas cenas Ron e Hermione. Porém, o diretor Alfonso Cuarón já admitiu que, na visão dele, quem terminaria como casal era Harry e Hermione.

Passamos então para o quarto filme, que, na minha humilde opinião, é o mais recheado de momentos de Harry e Hermione. Com direito a ceninhas de ciúme e ceninhas preocupadas. Enfim, de novo temos um diretor demonstrando sua preferência por Harry e Hermione.

-David Yates assume o quinto filme e continua como diretor até HP 7-2. Apesar da sua declarada preferência por Harry e Hermione, ele segue o quinto e o sexto numa pegada mais Ron e Hermione justamente por já saber que eles terminam juntos. Dessa vez não tem desculpa,  a saga já ta completa e ele precisa seguir o canon*. Apesar disso, ele vem no HP 7 e dá um tapa na cara dos Ronmione shippers: A cena de dança entre Harry e Hermione teria sido adicionada por ele. A tensão romântica entre os dois (por favor, a música termina e eles quase se beijam) foi criada por David Yates. Ou seja, três quintos dos diretores admitem e/ou tem preferência por Harry e Hermione.

Meu veredicto é: essa análise toda eu já tinha feito antes desse boom explodir. JK jogou a merda no ventilador. Agora fandom ta dividido e é isso.

HARMONY LIVES!

*canon: história original.

Deixe um comentário

