Etc

The Book Depository

Oi gente, minhas aulas voltaram, ou seja: cursinho. Não passei de novo (não sei se comentei isso haha), fiquei AINDA mais perto. Tão perto que talvez seja o último ano de cursinho (ouvi um oremos?). Talvez as resenhas sejam meio lentas, ainda mais. Nesse fim de semana eu vou fazer a resenha de “Quem é você, Alaska”. Ela já ta até com roteiro e tudo mais.

Enfim, não foi disso que eu vim falar aqui e sim sobre um site para compra de livros importados chamado The Book Depository. Ele é um site do Reino Unido e, prepara o coração: o frete é grátis. Sim, o frete é grátis. Qualquer livro, para qualquer lugar do mundo. Como as leis de importação falam que livros não entram como itens taxáveis, ou seja, não se pode cobrar impostos sobre livros, é uma boa comprar livros de fora e trazer, se você sabe ler em inglês. Tem várias vantagens: a edição costuma a ser melhor, capa dura disponível na maioria dos livros, poder ler o livro em sua língua original, enfim.

Conheci o The Book Depository navegando pelas internets da vida. Procurei bastante antes de saber se ele era confiável e todos os sites que eu vi falaram muito bem do site, então decidi tentar. Comprei “Allegiant”, da Veronica Roth, último livro da trilogia Divergente que chega aqui no Brasil mês que vem, se não me engano. No Brasil, o título ficará Convergente. Meus dois primeiros livros são em inglês e eu queria ter a série completa em inglês, por isso optei por comprar no The Book Depository. O livro chegou hoje, dia 13 de fevereiro, e vim falar um pouquinho sobre a minha experiência.

Eu efetuei a compra dia 29 de dezembro de 2013 às 4:28, mas não sei se esse horário é daqui ou de lá (acho que de lá, não lembro de ter ficado muitos dias acordada até as 4 da manhã). Dia 30 eu recebi a confirmação de pagamento e meu livro foi encaminhado para envio. Ou seja: sim, é demorado para receber. Recebi em mais de um mês o livro, mas digo: ele está em ótimas condições. A jacket não estava com nenhum amassado, assim como a capa dura, o que é muito bom, já que vem da Inglaterra para o Brasil com frete grátis. Você ainda recebe normalmente um brindezinho por ter comprado lá, nada muito caro, só como um agradinho. Eu recebi, por exemplo, um marcador de livro com a tabela periódica e a explicação sobre as famílias da tabela. Útil, já que sou uma vestibulanda, haha.

Por que eu decidi comprar lá?

  • Eu paguei U$18 dólares numa versão hard cover. Na verdade, eu acreditava ser hardback (a diferença é que a hard cover tem a “jacket”, que é aquela luva que você pode tirar e a capa dura do livro normalmente é numa cor combinando com o livro e informações na lombada. A hardback é a capa dura com o desenho que viria na jacket).
  • Completar minha coleção que já é em inglês (mas agora quero a coleção toda em hard cover, chorando).
  • Não queria esperar para ler até chegar no Brasil e eu poder comprar o Convergente.
  • Testar o site.

Minha avaliação: Adorei. Apesar da demora na entrega, não posso reclamar por o frete ter sido grátis. O livro chegou em ótimas condições.

Se você quiser saber como comprar, dicas e tudo mais, vamos lá.

  • É preciso cartão internacional para efetuar a compra lá.
  • Normalmente, as operadoras de cartão convertem dólar para real no dia do fechamento da fatura do cartão, ou seja, sempre converta com uma margem de erro para cima para não ter surpresas desagradáveis.
  • Além disso, há o IOF, que é o imposto sobre as compras internacionais. Esse imposto existe em todas as compras e ele é calculado em cima do valor em dólares, no dia da conversão do seu cartão de crédito. Ele atualmente está em torno de 6,38%
  • Paciência pequeno gafanhoto, seu livro chegará. Pode demorar, mas ele vai chegar.
  • A isenção de impostos de importação é somente sobre livros. Se for comprar algo da papelaria do The Book Depository, seu frete será grátis, mas ainda corre o risco de ser taxado na alfândega quando sua encomenda entrar no Brasil.

Acho que isso é o básico que vocês tem que saber sobre o site. Ótimo para quem não tem pressa em ter o livro em mãos e quer ter uma qualidade maior. Acho que só vou comprar livros por lá. Compensa. Os livros em paperback, na versão que a maioria dos livros são aqui no Brasil, fica mais barato comprar lá do que aqui. A versão hardback ou hard cover então nem se fala. Vi Allegiant para vender em paperback da versão super hiper econômica por R$40,00 na Saraiva. Eu paguei um pouco mais que isso na minha versão hard cover.

Enfim, achei que seria interessante trazer esse post para quem quisesse saber mais. Fiz uma compra no AliExpress.com, um site da China. Assim que chegar, acho que vou fazer uma resenha pra vocês saberem como funciona também.

Deixe um comentário

