Uncategorized

Will & Will – John Green e David Levithan

Autor: John Green e David Levithan
Editora: Galera
Título Original: Will Grayson, Will Grayson

Todos sabemos que no mundo existem várias pessoas com o mesmo nome que a gente. Mas seria destino ou simples coincidência dois Will Grayson  se encontrarem em lugares que eles não deveriam estar, tendo uma das piores noites das vidas deles? E, se não bastasse o nome igual, o relacionamento com Tiny Cooper tem o poder de mudar as duas vidas.

Danny, o mundo está acabando? É a sua segunda resenha em menos de um mês!

Não, pequenos gafanhotos. Recuperei minha vontade de ler e, finalmente, dei conta de terminar Will & Will que estava no meu armário esperando para ser lido, implorando, suplicando.

Admito, comprei esse livro porque John Green. Eu amo John Green. O jeito como ele escreve, os personagens clichês, porém cativantes. Eu amo John Green. Porém, ainda não conhecia nenhum livro do David Levithan, então procurei na internet algumas resenhas sobre o livro e decidi me aventurar. E não me arrependi. Eu li rápido o livro, somado não deve ter passado das quatro horas. A leitura flui. É gostosa. Te prende.

Temos duas linhas da história: O Will Grayson(1) hétero que o lema de vida dele é ficar de boca calada e não se envolver, só levar a vida como se ele estivesse ali só de passagem, mas tem como melhor amigo o seu oposto, Tiny Cooper, um armário ambulante e gay que se apaixona por um cara diferente a cada dia. E, do outro lado, temos o Will Grayson(2) depressivo, gay, que não acredita que amizades de Ensino Médio duram e apaixonado por um cara que ele conheceu na internet, Isaac. Tiny Cooper está montando um  musical sobre sua própria vida e Will Grayson está bem chateado com a sua caracterização. Enquanto isso, o outro Will sonha em conhecer Isaac pessoalmente.  Num dia de decepções para os dois Wills, eles acabam se cruzando e suas vidas se tornam interligadas por Tiny Cooper.

É fácil perceber que quem escreve o Will(1) é o John Green, com suas caracterizações um pouco mais clichês do cara não-tão-especial, não-tão-bonito, não-tão-popular. É a fórmula dele e o fato é: dá certo. Toda a história, caracterização, funciona para esse Will. E você se vê compartilhando os sentimentos dele, começa a entender o que ele pensa e, pela visão dele, dá até vontade de matar Tiny Cooper. Mas tudo bem, isso passa, porque, apesar do nome, a história inteira gira em torno de Tiny, e de como os dois Wills se relacionam com isso.

Já o Will(2), cara, como você se sente mal por ele. Dava vontade de abraçar ele e falar “shh, vai dar tudo certo”. Acho legal quando abordam esses temas como depressão e homossexualidade em livros que atingem grandes massas de adolescentes pra eles verem que, hey, não é um tabu, muita gente passa por isso. Ignorem os preconceituosos, que dizem que depressão não é nada, ignorem os homofóbicos que falam que homossexualidade é uma doença e se aceita. David Levithan e John Green são dois autores de sucessos que combinaram o poder de massa deles pra criar um livro e quebrar tabus, o que eu achei bem legal.

Mas, ao mesmo tempo, não vá esperando uma história inovadora que irá mudar o jeito de narrativas serem contadas. Não. Clichês e historinhas de amor açucaradas recheiam o livro do começo ao fim, mas é John Green NÉ GALERA, não vamos esperando alguma coisa quando a gente já conheço o abençoado – não peguem isso como negativo, eu amo John Green. É um ótima leitura pra você distrair a mente, serve pra ser aqueles livros de caminho sabe? Ta no ônibus? Lê Will & Will. Ta no metrô? Will & Will. Aula chata de física? Will & Will, porque sem dúvidas é melhor que aguentar aulas sobre movimento circular uniformemente variado.

Ah, o final me fez soltar vários OOOOWNS, de verdade. Achei fofo. Achei inspirador. Achei “Selo John Green de finais que me emocionam”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s