Etc

O Marvel Cinematic Universe

Acho que vou mudar meu blog para “Livros e Marvel”, porque Marvel é a nova paixão na minha vida. Só falta tempo – e dinheiro – para começar a ler os quadrinhos. Vamos orar pra um dia eu ter tempo. Ok? Ok.

A questão de eu estar fazendo esse post é que vi muita gente que não sabe o que é o Marvel Cinematic Universe – ou MCU, para facilitar -, sendo que é a ideia mais genial que tem no cinema. Marvel Cinematic Universe, na tradução Universo Cinemático Marvel, é a denominação dada pelos estúdios da Marvel ao universo que eles criaram que tange todos os filmes dos estúdios. Agora que o novo filme do MCU está nos cinemas – Guardiões da Galáxia – dá pra eu falar de forma bem completinha e tentar explicar esse universo genial que foi criado pras telonas.

Mas vamos esclarecer uma coisa antes de começar a explicar: Nem todos os filmes com selo Marvel são dos Estúdios Marvel. Homem-Aranha, por exemplo, é da Sony, enquanto os Estúdios Marvel são da Disney. Por isso o Homem-Aranha não está nos Vingadores. X-Men também não são da Marvel. Guarde essa informação, porque ta vindo treta sobre isso e o negócio vai ficar quente (estou só no aguardo de processos milionários).

U$98618668 no fim de semana de estreia (apenas nos EUA)

Os Estúdios Marvel nasceram da vontade de se fazer um filme do Homem de Ferro, mas nenhum estúdio aceitando, por não ser uma franquia tão rentável. Num tiro no escuro, há a criação desse estúdio e, de forma  completamente independente, gravaram Homem de Ferro, que abre o MCU. Outro tiro no escuro, já que no final do filme já colocam a deixa pro projeto mais ambicioso: Os Vingadores, com Nick Fury saindo das sombras “Stark, estou aqui para falar da iniciativa Vingadores”.

U$128122480 no fim de semana de estréia (apenas EUA)

No segundo Homem de Ferro, depois do primeiro ter sido um sucesso de bilheteria total, temos ainda mais envolvimento com todo o Universo. São três acontecimentos na mesma “semana”: Homem de Ferro 2, Thor e O Incrível Hulk. Em Homem de Ferro 2, somos introduzidos um pouco melhor a Nick Fury, diretor da S.H.I.E.L.D (Strategic Homeland Intervention, Enforcement and Logistic Division – Estratégia de Intervenção à Pátria, execução e Divisão da Logística, ou coisa assim, no traduzido), Natasha Romanoff, a Viúva Negra, importantíssima para Os Vingadores e Capitão América: O Soldado Invernal. Temos o Agente Phil Coulson, que assume a função de cuidar de Tony Stark e depois precisa ir para Novo México cuidar dos eventos mostrados em Thor.

U$55400000 no fim de semana de estréia (apenas EUA)

Em O Incrível Hulk, não temos muita evidência do MCU, apenas na cena pós-créditos, que Tony Stark vai procurar o general que tentou derrotar o Hulk para falar que gostaria de entrar em contato com  Bruce Banner por causa da Iniciativa Vingadores.

U$6570000 no fim de semana de estréia (apenas EUA)

Mas é em Thor mesmo que percebemos que esse Universo é maior do que achamos, porque envolve todo o espaço, incluindo Asgard, terra dos deuses nórdicos. Thor é banido, vem pra Terra junto com seu martelo Mjölnir, SHIELD aparece para tomar conta. E temos também Loki ( ❤ ), que é o vilão de Thor e volta um pouquinho mais raivoso em Os Vingadores. Na cena pós-créditos de Thor, Eric Selvig, um cientista que aparece no filme, é apresentado ao Tesseract, e ao projeto de se pesquisar. Isso deixa aquele ponto de interrogação. O que é o Tesseract? De onde ele veio? Como ele surgiu? Perguntas essas que serão respondidas com uma pequena volta ao tempo no próximo filme, o Capitão América: O Primeiro Vingador.

U$65100000 no fim de semana da estreia (Apenas EUA)

Nesse filme, somos jogados lá para a época da Segunda Guerra Mundial, ameaça nazista e uma procura por um super soldado. Steve Rogers acaba sendo cobaia de um experimento conduzido por Howard Stark, pai de Tony Stark, que é criado o primeiro super soldado. Então, intitulado Capitão América,  Rogers, na Alemanha Nazista, descobre uma instituição chamada HYDRA, uma SHIELD nazista que quer dominar o mundo construindo armas a partir do Tesseract, um cubo com poderes extraordinários que é um pedaço perdido do tesouro de Odin e também uma das sete Joias do Infinito (guardem essa informação porque será bem importante para o futuro).

U$207438708 no fim de semana de estreia (apenas EUA)

Então, temos o ápice do MCU, pelo menos da primeira fase, Os Vingadores. É nesse momento que os fãs de quadrinhos tem orgasmos múltiplos. É o primeiro filme desse porte – tão ambicioso – já que a Warner Bros, estúdio que adapta os quadrinhos da DC Comics, responsável pelo Super Homem, Batman, nunca chegou a fazer um filme da Liga da Justiça. É a primeira vez que temos todos esses super heróis chutando bundas todos juntos. Ele fecha a primeira fase, realmente identificada como Fase 1, que seria a fase de introdução de todos os personagens, e agora vamos para a fase de aperfeiçoamento e desenvolvimento de personagens. Nesse ponto, já é a franquia mais rentável dos EUA, e perto de passar Harry Potter. É. Acho que os estúdios que recusaram fazer o primeiro Homem de Ferro, que já estavam putíssimos da vida, agora estão arrancando todos os cabelinhos até não sobrar nenhum.

Os Vingadores acabam com o Tesseract sendo retornado para Asgard, junto com Loki e Thor, enquanto na Terra ficam os outros heróis que se dispersam pelo mundo. Logo em seguida, temos Homem de Ferro 3.

U$174100000 no fim de semana de estreia (apenas EUA)

Nesse filme, vemos as consequências dos eventos de Os Vingadores na vida pessoal de Tony Stark. Desde a ansiedade restante de uma quase morte, até o relacionamento com Pepper e tudo mais. A questão é: os filmes do Homem de Ferro não adicionam tanto conteúdo/linhas de história para o MCU, estão ali só para dar dinheiro. É com o próximo filme que vamos tendo uma ideia de como e qual será a linha de história para a Fase 2 e 3 do universo Marvel.

U$85700000 no fim de semana de estreia (apenas EUA)

Thor: O Mundo Sombrio vem para introduzir a segunda Joia do Infinito, o Éter, capaz de transformar todo o universo e todos os reinos em pura trevas como no início dos tempos. Lembra que eu falei que o fato do Tesseract ser uma Joia do Infinito ia ser importante? Então. Na cena depois dos créditos, vemos Lady Siff e dois dos Três Grandes Guerreiros irem atrás de um homem chamado O Colecionador para que ele armazene e cuide do Éter, já que duas Joias do Infinito mantidas juntas poderia dar problema. O próximo filme que vem introduz outra linha de história.

U$95023721 no fim de semana de estreia (apenas EUA)

Capitão América: O Soldado Invernal mostra Steve Rogers tentando se adaptar ao mundo atual enquanto se acostuma com seu novo trabalho: um agente da SHIELD que precisa fazer trabalhos e missões que envolvem muitas mentiras e corrupções. Nesse filme, descobrimos que a HYDRA, organização que Rogers ajuda a destruir em Capitão América 1, ainda existe e está infiltrada tão fundo na SHIELD que, a única maneira de detê-los, é destruir a SHIELD. A organização então é desfeita e agora o MCU está sem sua principal cola. O que abrirá espaço para Os Vingadores 2.

Em Os Vingadores 2, Tony Stark passa a financiar a segurança, literalmente privatizando a segurança mundial, construindo drones e armaduras que não precisam de operadores para vigiar e garantir a paz. Um desses drones será Ultron, com uma inteligência artificial tão grande que se virará contra os Vingadores e então toda a trama irá se desenrolar. O filme está previsto para dia 1 de maio de 2015.

Peter Quill e seu walkman

Guardiões da Galáxia nos tira da Terra e nos joga numa galáxia diferente. Peter Quill é sequestrado quando criança na Terra e, depois de crescido, torna-se um saqueador atrás dos maiores tesouros escondidos na Galáxia. Em um desses saques, ele rouba um artefato que é chamado de “orbe”. No decorrer da trama, eles recorrem ao Colecionador – o mesmo de Thor – e ali descobrem que, dentro da orbe, na verdade residia a terceira Joia do Infinito. E é ai que a Terra se interliga com essa Galáxia nova e temos um balé cósmico da Marvel.

A cola desses mundos diferentes na verdade é o vilão – Thanos. Thanos foi o responsável pelo ataque dos Chitauris na Terra atrás do Tesseract em Os Vingadores e era Thanos que estava atrás da Orbe em Guardiões da Galáxia. As Joias do Infinito sozinhas já são bem poderosas e concede poderes quase ilimitados para quem tocá-las. Juntas, então, são capazes de destruir todo o universo. Thanos está atrás de todas elas. Essa linha de história está prevista para acabar no final da fase três, com Os Vingadores 3.

Assisti Guardiões da Galáxia ontem e minha mãe – que foi comigo de novo – não entendia o porque eu estava tão animada de ver um cara roxo e deformado quando Thanos apareceu. Eu não fazia ideia que ele aparecia nesse filme. E, numa parte, onde um dos vilões do filme está conversando com Thanos, ele está no mesmo lugar que Loki aparece falando com o Líder dos Chitauris, que está de frente para um trono virado de costas. Queria achar uma imagem comparando essas duas cenas, porque tive que me controlar para não gritar, porque era o MCU se materializando na minha frente.

Todos esses filmes fazem parte de uma só franquia e, o mais legal é que, sim, você pode assistir cada um separadamente, mas também pode assistir tudo junto que forma uma sequência atrás da outra. Quando tentei converter alguns amigos ao MCU, eu introduzi eles a linha do tempo dos filmes. Eles queriam assistir todos juntos, por exemplo “vamos assistir ao três Homem de Ferro de uma vez e depois todos os Thor”. Você pode fazer isso, mas perde toda a magia do MCU.

E ainda tem muito mais para vir. Além de Os Vingadores 3, confirmado para Maio e que encerra a Fase 2 do universo, temos Capitão América 3, Thor 3, Dr. Estranho, Homem Formiga, Guardiões da Galáxia 2 e muitos outros que virão para acrescentar nesse universo maravilhoso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s