NaNo prep · NaNoWriMo

Dicas para vencer o NaNoWriMo

NaNoWriMo é um desafio para qualquer autor, seja iniciante ou experiente. A primeira vista, parece ser muito mais intimidador do que realmente é e hoje, depois de três NaNos que participei – e tendo ganhado só um – vim dar algumas dicas que percebi que me ajudaram muito para terminar as 50 mil palavras em um mês. Vou tentar deixar de fora as mais óbvias como “se organize” e “sente e escreva”, porque acho que todo mundo já sabe disso. Vou mostrar pra vocês coisas que fiz ano passado e que me ajudaram, comparado a outros anos.

writing.gif

1 – Se empolgue com sua própria ideia

Dani, mas o que isso quer dizer?

O que quero dizer é: goste da sua ideia, abrace sua ideia, RESPIRE a sua ideia. Tente não se colocar para baixo achando que sua ideia não é tão boa, que o livro não vai ser bom. O importante é escrever, escrever, e escrever. Nenhuma ideia é ridícula demais e todas merecem ser escritas. A coisa mais brochante do mundo é você não se empolgar com o seu próprio trabalho. É aquele velho ditado “se escolher trabalhar com que ama, nunca terá que trabalhar um dia na vida”. Isso funciona.

Não adianta, também, ir na onda dos outros. Meu livro é distópico e lembro que a primeira pessoa pra quem contei sobre, virou para mim e disse: “Mas isso não é coisa de criança? Ta fazendo isso só pela modinha, né?”. Se eu tivesse escutado essa pessoa, hoje eu não teria Austral e todo o seu mundo que eu amo tanto

f38d8ddde751b734217a16e45ec81ca9.gif

2 – Junte-se a uma comunidade

Pode ser  o fórum oficial do NaNoWrimo, pode ser o grupo do NaNo Brasil no facebook e seu chat maravilhoso, mas se rodeie de pessoas com o mesmo objetivo, afinal, a gente tem muito a aprender com os outros, além de poder ensinar também. Sem contar que saber que tem mais gente na mesma situação que você – seja aquele branco ou aquele rush de inspiração que vem às 4 da manhã – é maravilhoso. Você pode encontrar autores maravilhosos, livros que vão se tornar seus favoritos, amigos pro resto da vida – ou pro resto do NaNo, pelo menos.

tumblr_lxz2p5QleG1r0ybr8o1_500.gif

3 – Sprints e Word Wars

Sprints e Word Wars tem o mesmo objetivo: te fazer escrever o máximo possível em um determinado tempo ou, pelo menos, te deixar focado na escrita por esse tempo. Os sprints não tem a intenção de ser competição, mas te ajuda a sentar por, sei lá, dez minutos e só escrever. Tem um perfil no twitter oficial de sprints e ele funciona 24h por dia. O moderador que está encarregado na hora vai falar, por exemplo: “Às 7:30, por 10 min, escreva o máximo que puder. Prompt opcional: café da manhã” e, das 7:30 às 7:40 você vai dar o seu máximo e, se quiser se aproveitar dos prompts, usar o café da manhã em sua cena. Alguns moderadores são temáticos. Tem moderadores que usam casas do Harry Potter, tem moderadores que vão te incentivar com gifs fofos de cachorrinhos.

Já Word Wars tem um espírito competitivo maior. As que participei foram no chat do grupo do NaNo. Nesse caso, a gente também estimula um tempo e, no final, quem escrever mais palavras, ganha. Mas também não ganha nada não, é só pela competição mesmo. Assim, nessa união, dá pra atingir a meta do dia rapidinho e ainda se socializar.

tumblr_m3bt71fRM31r8ngbo.gif

4 – Avise aquele amigo dos seus objetivos

Sabe aquele seu melhor amigo que você pode ligar às 3 da manhã bêbado que ele vai te atender e ainda conversar com você? Então. Conte do seu objetivo no mês de novembro. Você vai ter alguém pra desabafar sobre como você está cansada, pode contar as ideias de seus livros sem se preocupar se a pessoa não ta de saco cheio e pode até combinar programas pra ele te ajudar a descontrair. Só não vale ficar mais no whatsapp surtando sobre aquela ideia maravilhosa que você teve, e não escrever. Sério. Vá escrever.

enough-internet.gif

5 – Não revise

Se possível, nem leia cenas passadas. Escreva. Tudo é válido no NaNo. Só ta permitido apertar delete ou backspace se for pra corrigir aquele r que saiu no lugar errado, ou aquela letra que saiu duplicada. Não delete nada, não mude. Não altere. Deixe isso para depois, nenhum livro sai perfeito na primeira tentativa. Escreva a cena que veio na tua cabeça e bola pra frente!

E, o mais importante:

tumblr_mr63abC4TW1snbw29o1_500.gif

6 – Não desista

Apesar de se falar em “ganhar o NaNo”, não há perdedores nisso. Você se inscreveu para escrever o máximo que podia em um mês e adquirir um hábito. Se você escreveu mil palavras ou um milhão – acredito, no NaNo passado pessoas atingiram essa marca -, você ganhou. Você sentou. Você escreveu. Você tentou. E isso que é importante. Não tenha medo de não conseguir porque o importante aqui é tentar. E não importa se é a primeira vez que você tenta escrever algo ou se é seu décimo livro. Estamos nessa por um único objetivo. Então, mesmo que, de repente, teve um plot twist na sua vida que te impediu de continuar, você ganhou. Não se prenda a números, o hábito que você está adquirindo é o resultado que a gente espera.

Dito isso, NaNoWriters, hora de escolher seu método de escrita favorita: máquina de escrever, computador, papel e caneta, e começar a se preparar pro mês mais intenso do ano. Tenham sempre ao lado uma garrafinha de água, não se esqueçam de salvar seus trabalhos e boa escrita!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s